Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
B
Contas de luz terão cobrança adicional em julho
10/07/2019 18:49 em Novidades

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (28.jun.2019) que acionará bandeira amarela em julho. Na prática, a mudança representa cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidor.

 

 

Segundo o órgão regulador, julho é 1 mês típico da estação seca nas áreas das principais bacias hidrográficas do sistema elétrico brasileiro. A tendência, nesse cenário, é que haja redução nos níveis dos principais reservatórios de água.

A diminuição do volume nos reservatórios aumenta a possibilidade de as usinas hidrelétricas não produzirem a quantidade de energia estabelecida nos contratos. Para garantir que não faltará energia, são acionadas mais usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes. A geração é custeada com recursos das bandeiras.

Em junho, a agência reguladora aprovou reajuste de 50% do valor da bandeira amarela. Esse será  o 1º mês com cobrança após a atualização dos valores, que estão vigentes desde o início de junho. No mês passado, o órgão manteve bandeira verde –sem taxa adicional.

Entenda as bandeiras tarifárias 

O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela agência em 2015, com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica. A Aneel define a bandeira tarifária mensalmente, com base nas condições climáticas e no nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

As cores das modalidades –verde, amarela ou vermelha– indicam se haverá ou não acréscimo a ser repassado ao consumidor final. Para o acionamento das bandeiras, são considerados o custo de geração térmica mais cara, a expectativa de chuvas e o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Os recursos pagos pelos consumidores via bandeira tarifárias vão para a conta bandeira. São posteriormente repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.

Fonte> msn.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!